Menu:
24/jul

Semana que vem é aniversário de J.K. Rowling e do personagem mais querido dos últimos dez anos: Harry Potter. Com essa ideia em mente, farei alguns posts especiais em contagem regressiva para essa data tão linda e importante para os potterheads espalhados pelo mundo.

 

De terças-feiras, as postagens são direcionadas à música e, considerando a temática, o escolhido foi Alexandre Desplat.

 

A carreira do compositor teve início na Europa, na década de 1990, período do qual ele fez 50 composições que foram bem recebidas pela crítica. Desplat já foi indicado quatro vezes ao Oscar e é um dos mais ovacionados compositores da nossa geração. A abordagem que lhe gera inspiração não vai apenas na musicalidade, como também, na compreensão das mensagens que os filmes querem transmitir.

 

A primeira indicação de Alexandre ao Oscar aconteceu em 2006, pelo filme A Rainha. Ele ganhou um Globo de Ouro por O Despertar de Uma Paixão, no mesmo ano. As nomeações não pararam por aí, o que rendeu a ele um enorme reconhecimento pelo trabalho executado, como vimos em outros longas como O Curioso Caso de Benjamin Button e O Discurso do Rei.

 

A criatividade de Desplat marcou para sempre os dois últimos filmes da saga de Rowling: Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 1 e Parte 2. Ele foi premiado pelas duas trilhas sonoras em festivais como o San Diego Film Critics Award e no BMI London Award. Uma curiosidade particular: ele foi meu terapeuta enquanto fazia meu TCC.

 

O compositor esteve no Brasil ano passado e eu não tive oportunidade de apreciá-lo. Atualmente, Alexandre é um dos melhores e maiores criadores de trilhas sonoras do mercado cinematográfico. Em todas as composições, fica evidente o amor de Alexandre Desplat pela música, como também pela sétima arte. Suas trilhas dão voz aos filmes e não tem como contestar essa característica crucial que pertence a um dos meus compositores favoritos.

 

Para vocês comprovarem o que falo, escutem minha faixa favorita da saga Harry Potter, Lily’s Theme. Ela é realmente um soco perfeito no meu estômago.

 

 

Destaque da trilha de Harry Potter e as Relíquias da Morte – 1: Obliviate, Death Eaters, Godric’s Hollow Graveyard, Hermione’s Parents, The Elder Wand.

 

Destaque da trilha de Harry Potter e as Relíquias da Morte 2: além de Lily’s Theme, Statues, Severus and Lily,Voldemort’s End e a New Beginning.

Stefs
Postado por:       

       
Aproveite para ler também
Escreva seu comentário antes de ir <3