Menu:
04/abr

Em um mundo dominado pela tecnologia, ainda se pergunta qual será o futuro de muitas coisas, mas nada se compara ao debate eterno sobre a sobrevivência dos veículos impressos. Desde que houve o boom da internet, as perguntas foram em torno do possível desaparecimento dos jornais, das revistas e dos livros. Atualmente, tudo se faz com o tamborilar dos dedos e de um clique, pois é mais rápido ler matérias online a comprar um jornal na banca.

 

Há muitas pessoas como eu que jamais abrirão mão de ter um livro lindo e cheiroso nas mãos para dar a ele uma posição na prateleira. Porém, há muitas pessoas que trocaram o papel pelos eBooks da vida.

 

Em meio aos Tablets, Smartphones e IPhones, a Barnes & Noble anunciou que fechará as portas de boa parte de suas lojas, tudo por causa dos avanços tecnológicos do mercado livreiro. Ela, uma das maiores livrarias do mundo, tentou se adaptar ao novo modus operandi da Websfera e chegou a criar o próprio eReader (Nook) para melhorar a venda dos livros. A ideia da B&N não deu muito certo, pois a compra das versões impressas continuou em baixa.

 

Por causa disso, a B&N colocou como meta deste ano fechar, mais ou menos, 30 lojas ao redor do mundo para diminuir a existência de 689 para uma quantidade entre 450 e 500. Na próxima década, a livraria anunciou que fechará, em média, 20 livrarias por ano.

 

A notícia é ruim, ainda mais para os assíduos leitores. Imaginem se as livrarias brasileiras decretassem um fim para se adequarem às novas medidas de leitura por meio de aparelhos eletrônicos? Por mais que essa realidade ainda não seja real aqui no Brasil, se uma B&N da vida já recua as tropas, quem garante que isso não acontecerá por aqui também um dia? As livrarias Cultura e Saraiva já investem em eReaders/eBooks e eles fazem sucesso, pois todo mundo hoje em dia tem um Tablet ou um Android. Segurar um celular embaixo do braço se tornou mais fácil que carregar um livro.

 

De acordo com a porta-voz da B&N, a decisão parte do fechamento anual de, aproximadamente, 15 lojas nos últimos dez anos. Dentre as escolhidas, algumas não conseguiram ser relocadas enquanto outras conseguiram uma estadia em melhores propriedades. Em 2012, a Barnes & Noble abriu duas lojas novas e, em 2013, há planos de fazer novas tentativas para expandir o negócio.

 

A Barnes & Noble ainda não está pronta para abrir mão do mercado livreiro, mas ela deverá se adequar às expectativas com relação à atuação da livraria. As próximas tentativas visam explorar a produção do Nook e os spin-offs do leitor de Tablet para atender a demanda do mercado digital.

 

Vida longa às livrarias

 

Eu não sou muito fã de leitura no computador. Um possível fim das livrarias é algo incogitável de se pensar, mas não podemos dizer nunca, né? Para evitar esse tipo de problema, eis um plano de tática que todo mundo pode aderir:

 

1. Compre livros, novos, velhos, de capa dura ou de sebo;

 

2. Todo mundo tem uma livraria preferida, mas que tal ajudar outra e comprar os livros do catálogo dela?;

 

3.  Pegue livros nas bibliotecas;

 

4. Recomende livros. As redes sociais estão aí para serem úteis, então, abra uma discussão e indique sempre aqueles que realmente gostou;

 

5. Agradeça as pessoas que recomendaram livros;

 

6. Leia e escreva sobre livros;

 

7. Quando escrever sobre alguma obra, não cite um link de alguém que falou mal dele. Nos Estados Unidos, as pessoas costumam dar linkagem para o Amazon e elas ganham créditos em livros no programa de afiliados. Então, dê links de referência bacanas. Isso é meio caminho para fazer novas amizades;

 

8. Diversifique a leitura. Saia do mundo da fantasia e procure livros investigativos, por exemplo. Leia revistas e blogs também;

 

9. Faça um clube do livro. Chame os amigos mais legais, de preferência, aqueles que não dão para trás.

 

Com pequenos gestos, podemos valorizar os nossos queridos e amados livros. Se o mundo sem editores soa desagradável, quem dirá um sem livrarias.

 

Créditos das dicas: xxx

Stefs
Postado por:       

       
Aproveite para ler também
Escreva seu comentário antes de ir <3