Menu:
09/maio

Tenho muitos amigos que não pensam duas vezes em fazer cosplay. O Dia do Fã, por exemplo, é justamente aquele evento que você deixa a rotina chata de lado, as calças jeans e aquela mesma jaqueta para assumir outra personalidade, seja de Darth Vader ou de Comensal da Morte. As pessoas que fazem isso levantam a placa do “sou fã mesmo, e daí?”, sem vergonha de ser feliz.

 

Ser cosplayer é aquele momento lindo onde se traja as mesmas roupas de determinados personagens para esbanjar amor àquilo que gosta e que, de certa forma, trouxe mudanças em diferentes âmbitos da vida. Literatura sempre inspira, vamos combinar!

 

É fato que fazer cosplay está interligado aos livros de fantasia, pois os autores se dedicam para elaborar vestimentas únicas e marcantes, como os uniformes de Hogwarts, dos Jedis e até as roupas que parecem impossíveis de criar, como de Game of Thrones. Quem gosta de fazer isso, não liga para o dinheiro, mas sim pelo fato real de representar algo que ama. Sério! É incrível brincar disso, pois dá realmente a sensação de que você é um personagem de uma obra literária ou de um filme.

 

Quem é leitor assíduo sabe que é difícil não se apaixonar por diferentes universos, personagens e gêneros literários. O amor é tão grande que, em eventos nerds (por assim dizer), é obrigatório ter concurso de cosplay. Nem todas as obras possibilitam essa criação de figurino, como aconteceu em Jogos Vorazes antes de se tornar filme, pois não havia uma descrição minuciosa de cada traje, só detalhes marcantes para termos noção do impacto de determinada roupa (como o vestido da Katniss).

 

Livros como A Culpa é das Estrelas e até mesmo O Circo da Noite parecem impossíveis de “imitar”  Até tratar o uso de cosplay soa estranho, pois parece que não faz sentido por se tratar de personagens um tanto quanto comuns. Mas, será que não tem jeito de fazer um figurino inspirado em obras mais delicadas, baseadas em universos cotidianos?

 

Dá sim, gente! E tem um Tumblr que faz todo esse trabalho.

 

O Fiction to Fashion faz jus ao nome por reunir o mundo da moda da ficção com dicas de roupas que são muito fáceis de encontrar em qualquer loja. A ideia é fazer com que os leitores se inspirem no livro favorito. O Tumblr desmistifica a ideia de que não tem como montar um look baseado em obras longe do contexto de fantasia. O mais legal é que ninguém vai te chamar de esquisito por sair de casa homenageando a Hazel, por exemplo.

 

O Tumblr é bem organizado, tem o nome de cada livro, sem contar que as peças são escolhidas com base nas cores da capa ou na premissa central das obras. Para você que nunca teve cosplay de Harry Potter, o site mostra uma vestimenta completa inspirada na capa atualizada de A Pedra Filosofal.

 

Confiram alguns looks baseados em livros:

 

 

Viram só? É muito fácil aderir cada um desses trajes, sem medo de ser feliz.

 

Eu adoro roupas inspiradas em determinados livros, acho que quem faz isso merece toda a admiração do mundo. Já tive o uniforme completo de Harry Potter, agora me resta só o suéter e o cachecol, mas fazer isso é uma oportunidade de pertencer a outro universo, onde se expande a imaginação que, para os olhos dos desentendidos, não passa de uma loucura.

 

Qual desses vocês usariam, hein?

Stefs
Postado por:       

       
Aproveite para ler também
Escreva seu comentário antes de ir <3