Menu:
12/nov

Hoje, trago ao Random Girl algumas dicas para vocês fazerem um cosplay de Jogos Vorazes. Ser tributo é muito fácil, pois dá para comprar qualquer peça de roupa, em qualquer loja e, melhor, com qualquer orçamento.

 

Para quem é amante de livros de fantasia, a época de estreia de filmes é um evento. A contagem regressiva e a releitura da obra são detalhes menores em comparação ao preparo de um cosplay. Sempre tem alguém que quer homenagear um personagem favorito e é normal ficar perdido, sem saber por onde começar. Sei bem do que digo, pois passei todos os dramas com Harry Potter e, atualmente, Jogos Vorazes tem me causado faniquitos. Já penso em ir de Finnick à festa a fantasia da agência, pois o tema é Havaí.

 

As dicas que darei aqui para vocês montarem um look, tanto dos personagens principais quanto de alguns secundários, são bem simples, dá tempo de correr atrás e é bem provável que todo mundo se surpreenda ao ver que tem o que precisa no guarda-roupa.

 

Katniss Everdeen e Peeta Mellark

 

Quem é que não quer brilhar como a heroína de Jogos Vorazes, né? Como todos os tributos sabem, a marca registrada da personagem é a trança. Para saber direitinho como fazer, basta dar uma olhada nesse tutorial abaixo (em inglês):

 

Feita a trança, as roupas que Katniss usa no cotidiano são muito básicas: calça, camiseta, jaqueta e botas. Isso, considerando o primeiro filme da trilogia. As cores mais usadas são verde-escuro e marrom, tanto para ela, como para o Peeta e para o Gale. Para não exagerar, considere que a personagem vive no Distrito 12, ou seja, nada de peças luxuosas e caríssimas. Calça cargo, camiseta de gola V, botas e jaqueta de couro e um cinto são o suficiente e, quanto mais tiverem a aparência surrada, melhor. Porém, nem se atenha tanto a esse detalhe.

 

Não se esqueça do broche de Tordo. Se você tiver grana para comprar um arco e flecha, as lojas infantis costumam ter exemplos de plástico, mas, se você for criativo e realmente quer investir na arma usada por Katniss, fique à vontade para criá-la ou comprá-la.

 

Katniss e Peeta
Créditos ao Tumblr Consulting Costumers

 

O figurino do padeiro muito amado também é muito fácil de copiar. Basta imitar o look da Katniss, mas na versão masculina, claro. Uma dica bem engraçadinha é tentar fazer cosplay do personagem de maneira a honrar a “profissão” dele. Isso mesmo, ir de Peeta Mellark – O Padeiro. Como no flashback da Katniss, onde ele joga os pães para ela, o garoto usa apenas uma camiseta branca, calça e o fatídico avental. Óbvio que o visual tributo é muito mais marcante, mas se você não quer ser mais um Peeta na multidão, está aí uma ideia.

 

Roupas do Centro de Treinamento

 

Sobre a camiseta que os tributos usam no Centro de Treinamento, sites como a Lily Acessórios costumavam vendê-la, mas isso quando o primeiro filme bombou. Essa é a parte que pode precisar de investimento, como pedir para alguém fazer ou comprar. Caso não encontre, dá para usar roupas pretas de ginástica e botas de combate da mesma cor. No figurino de “Em Chamas”, eles usam regatas sem nenhuma sinalização de Distrito – ao menos, foi o que pareceu nos stills – então, é capaz de você encontrar em lojas de roupas de academia uma regata com listra cinza.

 

Gale Hawthorne

 

Gale

O estilo do personagem nas telonas é bem básico, com camisas sociais claras e calças escuras de sarja. Há também a preferência pela cor marrom e bege, e casacos e blazers. Nada muito distante do Peeta e da Katniss, só um pouco mais maduro.

 

Admiro pessoas que vão além do comum na hora de montar um cosplay e, nesse caso, temos Effie Trinket. Ser ela por um dia parece difícil, mas não é. E também não é caro. Pense o seguinte: procure um vestido bem rodado, com uma pegada romântica e que respeite a paleta de candy colors, como rosa bem clarinho. Há também as opções na cor lavanda, que é um roxo bem suave. Use meias coloridas e sapatos de salto alto. Não se esqueça de brincar com os acessórios, pois o segredo aqui é não ser discreta.

 

Effie
Créditos ao site Paper Doll Romance

 

Effie é uma personagem que chama atenção por aderir à moda da Capital e vimos que ninguém passa por lá discretamente. Além do figurino, o que chama a atenção é a maquiagem. O rosto pálido é ponto de partida, pois o batom, as bochechas rosadas e os olhos bem marcados devem se destacar o mesmo tanto que as roupas. A boca em formato de coração é o diferencial, onde se demarca os traços centrais do lábio, bem na curvinha. Abuse de sombras coloridas e berrantes. Dá impressão que Effie é um boneco carnavalesco, mas essa é a graça da personagem.

 

Para ajudar, acompanhe o vídeo abaixo (também em inglês), um tutorial básico e extravagante do make da Effie.

 

 

Cinna e Caesar Flickerman

 

Cinna e Caesar

Cinna é o personagem mais fácil de fazer cosplay. Ele é extremamente minimalista e não faz uso de trajes extravagantes, ao contrário dos parceiros de trabalho. Um terno com colete, todo preto, é o suficiente. Na foto, dá para notar que não há nada que chame atenção nas vestes dele, a não ser o delineador dourado. Ele tem um requinte clássico com ternos bem cortados, camisas de manga longa e escuras, alguns colares e pequenos brincos na orelha. Só!

 

Juro que faria fácil cosplay do Caesar, porque ele simplesmente é demais com aquele sorriso que não poupa os dentes. Assim como Effie, pode parecer difícil encarná-lo, mas não é impossível. Se você realmente quer chamar a atenção, mude a cor do cabelo ou use peruca, pois a marca registrada dele são as madeixas descoloridas e berrantes. Se não der para fazer nem um e nem outro, não tem problema, faça um rabo de cavalo. Há em lojinhas mechas postiças que se seguram no cabelo por meio de tic tac, o que já ajuda o look a ficar meio espalhafatoso.

 

As roupas de Caesar são brilhantes, então, não hesite em usar calças, camisas e um blazer de cores inusitadas. Invista no glitter também, especialmente nos olhos. Afinal, ele também é um filhote da Capital.

 

Espero que tenha ajudado vocês. Qualquer dúvida, deixem um recadinho ali embaixo! Amanhã continuo com os posts especiais sobre a trilogia de Suzanne Collins.

 

E tem surpresinha vindo aí!

 

Atualização (09.10.2014): vocês podem conferir a 2ª parte deste post (que tem o vestido de noiva da Katniss) aqui.

Stefs
Postado por:       

       
Aproveite para ler também
Escreva seu comentário antes de ir <3
  • heyrandomgirl

    Hey, Rachel, tudo bem? Desculpa a demora em responder o seu comentário. Qual traje de festa da Katniss especificamente? Essas são as roupas que no sentido literal da coisa toda precisará da ajuda de uma costureira, sem contar que a mão de obra é um pouco mais cara =[

    Eu tô bolando um post pra falar sobre o vestido de noiva, só um insight mesmo, pra ajudar quem precisa de uma inspiração para fazer o cosplay.

    Qualquer coisa, dê um grito aqui.
    Beijosss!

  • Rachel Santana

    Olá meu nome é Rachel, que dicas você me dá para eu vestir as roupas de festa da Katniss do mesmo filme, Jogos Vorazes em chamas

  • heyrandomgirl

    Hey, Lucas, tudo bem? Obrigada pelo comentário!

    O traje do massacre – se for o macacão usado na arena – é um típico traje de mergulhador. Eu não encontrei nada específico na web que possa te ajudar a criá-lo, então, aconselho um papo com uma costureira para que o cosplay fique como no dos filmes (pois acho meio difícil encontrar um macacão igual). Tenho quase certeza de que ele é feito de lycra por permitir o movimento e por ser bem colado ao corpo.

    Espero ter ajudado!
    Beijossss!

  • Lucas Feitosa

    oi meu nome é lucas adorei as dicas mas como faço se quiser a roupa do 3º massacre quaternario?

  • Vanessa Barros

    Stefs, foi esse video do Cute Girls Hairstyle que vi ano passado, por isso minha trança tava "boa e parecida" com a da Katniss ano passado xD Amo o Cute Girls.