Menu:
14/nov

Uma das primeiras coisas que preocupam todo mundo quando um livro é adaptado para o cinema é a fidelidade dessa transição. Conforme acompanhei a evolução de Harry Potter do papel para as telonas, não havia outro debate a não ser os furos do roteiro, como o fatídico vestido da Hermione. Comentar os erros e os detalhes que faltaram em uma adaptação geram discussões em diferentes fandoms e, com Jogos Vorazes, não seria muito diferente. Há quem reclamou da escalação do Josh Hutcherson como Peeta, só porque ele não é loiro de olhos azuis. O mesmo com Jennifer Lawrence, onde muitos não a acharam “esfomeada” o suficiente.

 

Com qualquer adaptação de um livro, sempre haverá o drama de esperar mais e ganhar menos. Feliz ou infelizmente, as mudanças no roteiro são necessárias e, por vezes, acontecem por causa de marketing, de tempo de duração, do contexto e da falta de necessidade de algo ou alguém estar na trama. Muitos tributos reclamaram do fato de Peeta não ter a perna amputada, por exemplo. Eu entendi a atitude, pois ela não passou de uma necessidade. Josh não se daria tão bem ao atuar nas cenas de ação com uma perna falsa. Ele não é o Olho-Tonto Moody que só precisava guiar Harry Potter, sem fazer qualquer outro esforço, por exemplo.Nesse e em milhões de casos, o que ainda falta é a dificuldade do público em aceitar que, o que está no livro, não necessariamente fará parte da adaptação.

 

Por isso, o post de hoje tem como intuito prepará-los para a estreia de Jogos Vorazes – Em Chamas. A Random Girl traz 3 coisas que você não verá no filme, detalhes para todo mundo digerir antes de dar com a língua entre os dentes para falar mal do filme.

 

Se você não quer saber, especialmente por ter SPOILERS, use esse tempo para participar do sorteio de kits lá no Facebook. :)

 

Os personagens que serão cortados são aqueles que muitos reclamarão sem sombra de dúvidas. Fiquei bem triste quando soube que Darius foi eliminado. Quem não se lembra dele, o homem é o Pacificador do Distrito 12, ruivo e boa pinta, e que termina como Avox de Katniss, sendo uma vítima do poderio ditatorial do presidente Snow. Essa é uma perda realmente lamentável, pois Darius ajuda a reforçar o quanto a Capital é cruel e é um dos “avisos” que Katniss recebe para se comportar e não incitar ainda mais a rebelião que está prestes a acontecer.

 

Quem também deu adeus foi Bonnie e Twill, as fugitivas do Distrito 8. No livro, elas encontram Katniss na floresta e contam para a jovem sobre o levante que acontece por lá e a crença da existência do Distrito 13.

 

Provavelmente, Peeta voltará a ser um impasse, pois além de ficar com a perna boa, ele vai saber nadar. No livro, o personagem simplesmente fica em choque ao ver aquele monte de água quando é lançado na arena e Finnick o resgata. Francis mencionou ao EW:

 

“Nós fizemos algumas mudanças na narrativa do Peeta. A história dele não muda tanto, nem o relacionamento dele com Katniss (…), ele só é apenas um tipo diferente de personagem.”

 

Essa é a segunda alteração que Peeta sofrerá. Acho que a parte da água deveria ter sido mantida, pois já que ele não teve a perna amputada, não saber nadar apenas mostraria que o padeiro é sensível, como ele realmente é, e que tem defeitos.

 

J-Law afirmou várias vezes que Em Chamas está muito fiel ao livro, algo que não duvido, pois Jogos Vorazes foi bem roteirizado. Na adaptação do primeiro volume da trilogia, as partes mais importantes foram apresentadas conforme o que foi escrito por Suzanne Collins (nem todas, claro) e os tributos ganharam algumas cenas bônus como a “morte” de Seneca Crane e o início dos levantes nos Distritos. Acredito que dessa vez não será muito diferente, pois o trailer se mostrou bem fiel.

 

Nina Jacobson, produtora do filme, chegou a lamentar com o fato de que nem tudo do livro pode ser transferido para as telonas. Ela explicou que os sacrifícios feitos em Em Chamas foi pelo bem de outros plots, como, por exemplo, os que norteiam Katniss e Gale. Já foi afirmado que o triângulo amoroso será mais bem trabalhado no segundo filme, mesmo que isso não tenha acontecido com tanta intensidade nos livros. Em Jogos Vorazes, Gale teve uma participação maior para dar importância ao fato dele assistir a garota que ama fingir que gosta do oponente de arena. Tudo isso se refletirá com mais clareza no cinema e quem é fã do shipper ficará muito feliz com as cenas prometidas, mesmo que sejam de partir o coração.

 

Nina defendeu essas alterações, especialmente por se tratar de figuras muito influentes para a jornada da Katniss em Em Chamas: há muitos personagens no livro e isso poderia ser difícil de acompanhar nas telonas. Alguém discorda?

 

Isso não é motivo para ficar triste, pois as críticas que saíram de Jogos Vorazes – Em Chamas afirmam que o filme está melhor que o primeiro e que J-Law mostra um talento excepcional. Mal posso esperar para amanhã, sério!

 

Fonte: Inside Movies

Stefs
Postado por:       

       
Aproveite para ler também
Escreva seu comentário antes de ir <3