Menu:
25/abr

Se eu disser para vocês que o Pottermore tem um concorrente, vocês acreditam? Quem é potterhead sabe que o fandom é dominado por pessoas talentosas e o Hogwarts is Here é mais uma daquelas ideias geniais que servem para concentrar os fãs da saga em um só lugar. Feito por admiradores assíduos da história do menino bruxo – óbvio –, a construção do site foi inspirada no modelo de ensino a distância. Isso quer dizer que basta um cadastro para estudar as matérias que fazem parte da grade de ensino da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. De graça, claro! A ideia proporciona aos bruxos espalhados pelo mundo uma experiência virtual na escola mais desejada do universo literário. Para quem gosta de RPG e de interação online, esse é o seu novo lugar.

 

O Pottermore pode ser lindo visualmente e contar com novidades exclusivas de J.K. Rowling, mas o Hogwarts is Here nasceu com a proposta de dar um pedaço aos fãs da saga de maneira que eles se sintam realmente parte da mão de obra. Não é uma questão de trilhar caminhos, como acontece no Pottermore, mas de se envolver com o universo, como um RPG. Experiência é a palavra de ordem para a criação de Keith Cardin que projetou o Hogwarts is Here graças ao seu conhecimento em cursos online como também pelo amor à saga. Trata-se de um modelo de ensino que facilmente o Prof. Dumbledore aprovaria.

 

Como funciona o Hogwarts is Here?

 

Os fãs são os professores e o projeto também conta com o auxílio de voluntários que contribuem para enriquecer os materiais disponíveis no site. O papel dos cadastrados é fazer as aulas e ter um ótimo desempenho para passar de ano. A ideia de universidade online deu uma entonação moderna à Hogwarts e, no site, é possível aprender Poções e Transfiguração, por exemplo, conforme descrito nos livros de Rowling. O que faz o Hogwarts is Here tão interessante é algo que sou muito suspeita para falar: o RPG. Não é à toa que o site tem aprovação do Ministério da Magia e conta com o apoio dos professores de Hogwarts. Rpgistas entenderão.

 

Agora, Hogwarts conta com uma extensão online aos moldes do ensino a distância de universidades trouxas. Parece surreal, mas não é. Quando se trata de potterheads é de se esperar um trabalho bem feito e com HIH não foi muito diferente. É algo muito criativo.

 

Basta se cadastrar. Vá em Enroll e digite seus dados. Pronto! Você terá direito de escolher a casa de Hogwarts (não há como trocar depois, então, pense com carinho) e de escolher um número de acesso a uma conta no Gringotes. Por causa da divulgação massiva, o site sofre com a lentidão por causa do tráfego pesado, então, é preciso ter um pouco de paciência.

 

A partir disso, ingressa-se no curso online da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Assim como nos livros, são 7 anos de dedicação (claro que isso é pensado como RPG, onde 7 anos podem ser 2 semanas). De acordo com o site, cada curso é dividido em 9 semanas (lições), onde cada aluno estuda o material disponível e faz a lição de casa. Eu não cheguei a esse ponto para dar informações precisas, mas soa bem interessante.

 

As atividades no Hogwarts is Here são levadas muito a sério por alguns fãs, aqueles que se envolvem mesmo ao ponto de fazer as tarefas com textos tão longos que deixariam Hermione orgulhosa. O esforço que os potterheads aplicam no projeto não é para qualquer um e os gestores se preocupam em trazer a melhor experiência possível para que todo mundo se sinta em Hogwarts. Dedicação gera dedicação e é em conjunto que o site funciona.

 

No Hogwarts is Here ainda é possível conhecer outros estudantes que estão na mesma casa que você e curtir a famosa contagem dos pontos da Taça das Casas. Por ser feito por fãs, não espere uma tecnologia superior ao Pottermore. O site não possui afiliação com a Rowling ou com a Warner Bros., o que muito me espanta, pois o estúdio é famoso em detonar qualquer projeto de fã de Harry Potter.

 

Quem é usuário assíduo do Pottermore sentirá as diferenças ao ingressar no Hogwarts is Here. Porém, acredito que o diferencial é a aproximação que o site proporciona aos fãs, pois mimica os esbarrões nos corredores de Hogwarts e o alarde de um café da manhã no Salão Principal por meio do chat. HIH dá aos potterheads uma chance de fazer aquilo que qualquer um almeja: estudar em Hogwarts.

 

Se você quer apenas matar a curiosidade, basta acessar: Hogwarts is Here. Não tem problema nenhum em não fazer as tarefas, mas se você estiver disposto, acho que vale o desafio.

 

Lembrando: é gratuito e não tem versão em português, mas vale o clique!

 

Fonte: Washington Post

Stefs
Postado por:       

       
Aproveite para ler também
Escreva seu comentário antes de ir <3
  • heyrandomgirl

    Eu nem cheguei a fuçar tanto o site ainda, mas o pouco que vi, a ideia é bem legal. Claro que nada ainda supera o Pottermore por causa de todas as coisas disponíveis lá, mas como amoooooo RPG não hesitaria em participar do HIH. O dilema fica em fazer as lições de casa em inglês. Oh! Céus! Hahahahahaha

  • Isis Renata

    gente que delícia *-*
    não conhecia e cliquei só para dar uma espiada rsrs
    Sou amante do Pottermore por suas declarações da JK, e a sensação do chapéu seletor é incrível *-*

    quem sabe eu me inscreva! 😀

    ps: o mundo potteriano é sempre tão recheado né? as pessoas se empenham e é tão bonito. não é a toa que as outras sagas morrem no recalque… rs
    :*