Menu:
04/jun

Nossas emoções sempre nos guiam para lugares inesperados, até mesmo na hora que sentamos e nos focamos em algum projeto. Digo isso por achar que tudo está interligado, pois, estranhamente, sei quando estou mais inclinada a escrever cenas de romance ao invés de cenas de batalha por causa do meu estado de espírito. Esse pensamento bateu de frente com Victoria Siemer, designer gráfica também conhecida como Witchoria, que usou o sentimentalismo para criar uma série de imagens muito criativa chamada Human Error. O ingrediente principal? Os dilemas de quem tem um coração partido.

 

A sacada dessa ideia vem, especialmente, do formato das imagens. Cada uma delas recebe o tratamento de polaroides com direito a um plano de fundo para dar mais peso e expressão para a parte mais significante do projeto: a mensagem colocada em caixas de diálogo que lembram aquelas que surgem na tela dos nossos computadores. Por mais que Siemer use um design para Mac, quem já teve PC deve ter lidado com muitos desses “recadinhos” com frases e símbolos nem um pouco animadores (as de vírus eram/são de chorar).

 

Em suma, as mensagens são inspiradas em emoções bem recorrentes da nossa vida e ganham opções e ações meramente ilustrativas. No geral, todas representam algum tipo de erro ou de solução relacionados ao amor e à desilusão. Isso inclui backgrounds tristonhos ou incógnitos, como vocês podem conferir abaixo:

 

O relacionamento não pode ser restaurado

Um erro desconhecido ocorreu (23)

Lembrete
Agora
Nada dura para sempre
Aviso de baixa autoestima: sua autoestima está criticamente em baixa, por favor restaure sua confiança o mais rápido possível
Confiar nesse amante? Você foi magoado (a) antes.
Confiar nesse amante permitirá acesso completo ao seu coração.
Você tem certeza que quer apagar todos os sentimentos?
Apagando-os permanentemente os deleta. Essa ação não pode ser desfeita
Autoaversão
Ele partiu seu coração inesperadamente. Clique Reabrir para abrir o aplicativo novamente. Clique em Relatório (não sei bem se fica isso mesmo, pois não tenho Mac) para ver informações mais detalhadas e enviar um relatório para a Apple
Salvar as alterações para o coração antes de fechar?

 

Siemer teve essa ideia em um momento nada bacana diante do Photoshop. Durante um trabalho, o programa lhe deu um tapa com uma mensagem de erro. Ao invés de ficar enfurecida, ela tirou sarro da situação ao compartilhar o print da caixa de diálogo com a legenda de que ele tinha acabado de partir o seu coração. Assim nasceu o Human Error.

 

Não tem como negar que é difícil não se identificar emocionalmente com algumas dessas imagens por representarem, em grande maioria, experiências pessoais. O trabalho tem um visual muito bacana, especialmente por causa dos backgrounds que dão mais significado à mensagem. Não tem como não olhar para cada caixinha de erro e procurar dentro de si os momentos que se assemelham com as frases. Quem nunca quis deletar tudo o que sentia de uma hora para a outra como acontece no computador?

 

Além da nostalgia de ver essas caixinhas de diálogo (lembro sempre do meu falecido PC) que anunciam um belo de um erro, o trabalho é inteligente por envolver decepções e inseguranças que poderiam muito bem desaparecer com a mesma rapidez com que compartilhamos conteúdo na internet.

 

Para ver as demais imagens dessa série: Witchoria

Stefs
Postado por:       

       
Aproveite para ler também
Escreva seu comentário antes de ir <3