Menu:
28/jul

Esses Dramione shipper me matam do coração. Notem bem a foto <3

 

27. 19 anos se passaram. O que mudaria no Epílogo?

 

Eu mudaria tudo, sem dó e nem piedade. 19 anos se passaram depois da Batalha de Hogwarts e uma das coisas que mais me incomodou foi o fato de todo mundo, aparentemente, estar muito bem. Como se, 19 anos depois, fosse possível ter uma vida sem paranoia e sem neurose. O que me fez um pouco feliz com relação a esse fato foi o artigo que a Rowling escreveu para o Pottermore em que há a insinuação de que o Rony não se recuperou dos efeitos causados pelo medalhão do Salazar. Era esse tipo de detalhe que faltou no Epílogo, pois, em hipótese alguma, o trio (especialmente o trio) ficaria com a sanidade no lugar.

 

Não que eu seja contra finais felizes, mas, dependendo do livro, não há como dar encerramentos dignos de novela da Globo. Harry Potter se encaixava nisso muito bem. Eu não acho calúnia um escritor matar o herói, por exemplo. Sou totalmente a favor. Afinal, ele pode até ser mais especial que todo mundo, mas não passa de uma necessidade do contexto da trama. Geralmente, por ser um ser humano comum, ele não é imortal (a não ser que seja um super-herói da DC ou da Marvel, mas nem essas figuras estão salvas). Harry se meteu em apuros que atingiram proporções que o fariam perder muitos parafusos. Especialmente por ser adolescente.

 

Tudo bem que até imagino um pouco de medo e de neurose da parte dele depois da guerra, mas Rowling deu uma conclusão muito surreal considerando tudo que aconteceu em 7 livros.Ok. 19 anos é tempo suficiente para superar, mas acredito que quando se tem Voldemort e Comensais da Morte, e ainda uma visão do camarote para assistir mortes de pessoas queridas, a jornada do menino bruxo pedia um término no St. Mungus (ou morto). Para mim, era o ideal.

 

Eu senti também que houve um pouquinho de preguiça por parte da Rowling em criar uma conclusão. Os nomes da nova geração são o maior exemplo. Eu defendi a ideia do retorno à plataforma, pois foi um pensamento simbólico. Porém, depois de tantas lutas, tantas marcas, tantas pressões psicológicas, é inimaginável todo mundo ter construído uma família e viver muito bem, obrigada. Esses 19 anos deram a impressão de ser 1 semana. Como disse no Dia 15 do Desafio, os personagens lembravam as versões adolescentes, especialmente Rony e Hermione. Amadurecimento zero. Sei que Rowling queria mostrar que os heróis se deram bem, se casaram, tiveram filhos, mas não achei sensato. Alguém tinha que ter se dado mal e acho bem triste ela não ter levado a sério a ideia de matar um dos três (no caso, o Rony).

 

Eu não consigo respeitar o Epílogo por ele não ter um toque de realismo. Quando a Rowling liberou o texto sobre Harry e Cia. no Pottermore, percebi que não tratarei essas novas revelações como um presente, mas um lembrete do fiasco que foram os 19 anos depois. Eu fiquei bem irritada se querem saber porque achei a conclusão muito feliz e sossegada. Entendo que foram esses os sentimentos que a escritora queria transmitir, mas, já naquela época, os potterheads não eram mais crianças. Tenho certeza que todo mundo engoliria mais uma morte. Não acho que Harry, Rony e Hermione mereciam esse desfecho banhado de arco-íris. Quem sabe um ou outro, mas não os três. Justamente para transmitir uma mensagem crucial: nem sempre o bem vence totalmente.

 

Atitudes atuais como as da Veronica Roth em Convergente chamam mais minha atenção que finais felizes dados como os da Rowling. George R.R. Martin pode ser odiado por matar uma penca de personagens, mas é isso que acontece em uma guerra. Pessoas morrem, sofrem de estresse pós-traumático, perdem a cabeça… Outro exemplo atual é a Katniss que me termina maluquinha, bem como o Peeta. Tia Jo foi muito boazinha e não deu realismo ao futuro dos personagens depois de uma treta sangrenta. Uma treta que caiu nos ombros de 3 figuras ainda crianças.

 

O Epílogo é surreal demais.

 

Amanhã o desafio continua com a seguinte questão: Lição mais marcante

Stefs
Postado por:       

       
Aproveite para ler também
Escreva seu comentário antes de ir <3