Menu:
09/out

Por causa do sucesso do primeiro post sobre cosplay de Jogos Vorazes, resolvi fazer uma segunda parte que abordará alguns insights de como fazer o maiô da arena e dois vestidos da Katniss no filme Em Chamas.

 

Aviso importante: entendam que as minhas palavras não são lei. Estou aqui para ajudá-los por meio de dicas que encontro na web. Este post é de uma fã para os fãs, ok?

 

Antes de chegarmos ao que interessa: os trajes mais elaborados do filme Em Chamas exigem a santa mão ou conselho de um profissional. No caso, uma costureira/um costureiro que saiba o que faz e que, acima de tudo, seja de confiança. Eles são caros e ninguém quer desperdiçar dinheiro, certo?

 

Maiô ou macacão da arena

 

Foto da direita retirada do site da revista Seventeen

 

É muito fácil encontrá-lo em lojas que vendem roupas de academia ou de mergulho. Porém, é bem provável que ele seja liso, sem nenhum detalhe. O máximo que pode ser encontrado é um macacão com a listra vertical cinza, o que já ajuda bastante. Essa peça costuma ser de lycra (ou lycra spandex) para facilitar os movimentos, do mesmo jeitinho que uma legging.

 

Eu vasculhei e vasculhei na internet se há algum molde para usar de exemplo ou um bom samaritano que tenha feito o cosplay na raça, mas muitos compraram. Acredito que imprimir a foto para que alguém faça é a melhor pedida.

 

Contudo, o BuzzFeed deu a dica de fazer os detalhes desse traje com tinta acrílica cinza.

 

Não se esqueçam das joelheiras e das cotoveleiras que vão por cima do macacão. Os sapatos são botas de combate – ou coturnos – pretos.

 

Vocês também podem tentar adquiri-los pelo eBay aqui.

 

Roupa do centro de treinamento

 

 

Basicamente, a inspiração vem de roupas de ginástica.

 

Para as meninas: legging, top e uma regata.

 

Para os meninos: calça e uma regata (sem ser cavada nas laterais, por favor).

 

Todas as peças são pretas e os detalhes em cinza nos ombros e na calça podem ser costurados.

 

Vocês também podem tentar adquiri-los aqui e aqui.

 

Vestido do desfile dos Tributos

 

 

Esse vestido exige uma ajudinha extra se você não souber como fazer (como qualquer outro da Katniss). A foto abaixo dá uma visão de como ele é:

 

Fonte: Etsy

 

Os tecidos desse vestido são brocados e de seda. Vejam alguns exemplos aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.

 

Tutorial da Maquiagem (em inglês)

 

 

Vestido de casamento da Katniss

 

Ele foi inspirado em um modelo assinado por Tex Saverio. A saia foi feita com um tipo de chiffon que deu uma impressão fluida à peça, como se ela estivesse cheia de ar. A escolha foi estratégica para favorecer o movimento na hora da rodadinha da personagem no palco. Há também muitas camadas de organza, um tecido muito usado entre as cosplayers (e pelas fábricas de vestidos de noiva).

 

Nas minhas passeadas na internet, encontrei uma cosplayer que fez o vestido no braço. Ela usou uma peça pré-construída (no caso, um vestido branco direto da fábrica) e concentrou todos os esforços na saia que recebeu vários layers de um tecido chamado tule. Todos foram pregados com cola quente até ganhar o movimento semelhante ao do vestido da Katniss.

 

Outra dica que ela deu foi usar um corpete (que exigirá muito glitter), o que aniquila parte da preocupação na hora de trabalhar no vestido. Assim, a concentração e a energia ficam na saia.

 

Há uma mãe que fez a versão menor do vestido da Katniss para a filha e usou 13 círculos de organza para fazer a saia. Para criar o movimento, o tecido foi costurado um em cima do outro com diâmetros diferentes.

 

O dilema do vestido de casamento da Katniss é a saia e eu recomendaria um toque profissional. Se você tiver o dom para fazê-la, bata um papo com um profissional mesmo assim, especialmente para definir o tecido (pense no quesito preço). Afinal, não adianta escolher qualquer material, pois o objetivo de um cosplay como esse é durar para sempre.

 

“Gaiola” de metal

 

Essa é a parte mais complicada. Talvez, essa peça tenha sido feita com arame e depois decorada em prata. Muitos sites chamam o destaque do vestido de casamento como gaiola de metal, e vocês podem pegar o molde para fazer o desenho aqui.

 

Tutorial da Maquiagem e do Penteado (em inglês)

 

 

Fontes dos vestidos: aqui, aqui, aqui e aqui.

 

Eu não encontrei muita coisa sobre os demais trajes. Os que estão neste post são os mais populares entre os cosplayers gringos. Caso encontre mais alguma coisa, ele será atualizado, ok?

 

Caso tenha dúvida, deixe um comentário. Tentarei ajudar ao máximo.

 

Vídeos hospedados no YouTube e podem sair do ar a qualquer momento
 

Links também correm o risco de sair do ar devido aos respectivos administradores

Stefs
Postado por:       

       
Aproveite para ler também
Escreva seu comentário antes de ir <3
  • heyrandomgirl

    Olá, Lais, tudo bem?

    Ah que escola legal *-* Me fez lembrar de um momento meu, no ensino médio, em que rolou uma feira de informática e fiz sobre Harry Potter. Bolei um teste das Casas de um jeito bem simples, mas foi tão legal porque usei cosplay hahahhhahaah Certeza que faria de Jogos Vorazes se estivesse na escola <3333

    Gostei das suas ideias! Mas acho que optaria pela segunda, porque você pode investir tanto no cosplay quanto na história do livro – porque capaz de ter colegas de classe que não conhecem JV. E acho que você pode até criar uns paralelos com a ditadura no Brasil e fazer alguns comparativos com o sistema político de Panem. Não sei o quanto ficaria extenso, mas daí você começava pela Capital e descia pelos Distritos. Bem, é uma ideia!

    Espero ter lhe dado uma luz! Qualquer coisa, pode mandar outro comentário, sem problemas. *-* E depois me conte desse trabalho que fiquei blaster curiosa <3333

  • lais

    oiee td bem ..
    bom queria a sua ajuda pois na minha escola tem uma gincana que nela contem o cosplay e esse ano nossa sala pegou o tema PANEM, temos algumas ideias, mas gostaria de saber o que vc acha melhor: fazer sobre o filme (alguma cena da arena ou a entrevista com Caesar) ou fazer sobre o país (tipo fazer alguns tributos representando que distrito ), o que vc acha.