Menu:
23/jul

O post de hoje foi um pedido da minha metade que é a maior fã da Jennifer Morrison e das tranças que ela usa nos tapetes vermelhos da vida. A atriz, que bomba no mundo das séries na pele de Emma, em Once Upon a Time, já afirmou de coração aberto no Twitter sobre o quanto ama o estilo trançado.

 

Sério! É um penteado mais lindo que o outro – e que requer muita paciência para fazer, especialmente os mais elaborados que me deixam perdida só de olhar.

 

Voltei a ser uma grande fã de tranças, pois aboli a progressiva e, nos dias de preguiça, esse penteado calha muito bem. Usei-as demais no ensino médio para controlar os cachos –um pensamento que continua firme e forte. Não é todo dia que as cacheadas acordam animadas para dar um tapa na juba de leoa – linda, pelo amor de Deus!

 

As tranças me ajudaram muito na fase em que os cachos me irritavam. Sempre que tinha grana fazia uma bela escova e dei amém quando inventaram a progressiva (que agora amaldiçoo de todas as maneiras possíveis). Não tem quem me faça retornar a esse ritual das trevas que me consumia o dia todo, as madeixas sendo esticadas em todas as direções.

 

No more!

 

Por essas e outras que Jennifer é um dos melhores exemplos quando o assunto é trança. Para este post, selecionei os melhores penteados e tentarei ao máximo dar uma explicação sobre como fazê-las – nada muito detalhado, porque não sou expert.

 

Primeiro: a maioria dos penteados da Jennifer parte de dois tipos de trança – a francesa e a escama de peixe. Dominando essas duas, você é capaz de fazer até um coque trançado.

 

Trança Francesa

 

Essa trança exige 3 seções de cabelo. Ela não é a simples, aquela que fazemos na correria. Ela trabalha em camadas, começando do topo da cabeça.

 

No começo, você faz o trançado comum, uma madeixa passando pela outra, do jeito clássico. O que pega é que, conforme as mãos descem, é preciso trançar outras pequenas camadas de cabelo, as unindo com as anteriores. A complexidade é justamente nessa soma de mechas extras.

 

Para vocês entenderem melhor, vejam o tutorial abaixo. Está em inglês, mas a explicação é mais visual, rápida e fácil de acompanhar:

 

 

Trança escama de peixe

 

Esse é o penteado queridinho das celebs. Ao contrário da trança francesa que cruza as madeixas de dentro para forma, a de escama de peixe torce os fios de fora para dentro.

 

Como explicá-la é difícil, eis outro tutorial:

 

 

Acho esse um pouco mais fácil:

 

 

Agora, vamos aos penteados da Jennifer.

 

É aquela que costuma ser feita rente a testa e nunca é completa – o resto das madeixas a esconde em alguma parte da cabeça. Ela pode ter um caimento de lado ou ser feita a partir da nuca. Enfim, esse penteado é para dar um charme a mais no cabelo, sem precisar de muito. Geralmente, a trança feita é a francesa.

 

Trança Mega (foto 2)

 

É aquela que tende a unir dois tipos de trança. No caso da Jennifer, no topo ela pegou uma mecha e fez a versão simples, aquela de três seções (sem ser francesa). No restante, ela arrematou com a de escama de peixe.

 

Trança “invisível” (foto 3)

 

Um exemplo: começa com a trança francesa e termina na tradicional

 

É aquela pequenina que fica escondida entre as madeixas. Para a pessoa notar que há uma trança será preciso chegar mais perto, como no caso do penteado da Jennifer. Pensem no tererê brasileiro, que pode também ser puxado do topo da cabeça ou da nuca.

 

Trança Milkmaid ou Trança Camponesa (foto 4)

 

Essa é minha favorita e muito fácil de fazer. E quando digo isso é a mais pura verdade!

 

Basta repartir o cabelo ao meio e fazer duas tranças simples. Puxe-as para o topo da cabeça, uma de cada lado, e prenda com grampo. Você estará coroada!

 

Essa é a versão simples, mas, pela foto, dá para ver que o penteado da Jennifer misturou mais de uma trança (como ela sempre faz).

 

Um vídeo para ajudar:

 

 

Trança + Rabo de Cavalo

 

Esse penteado da Morrison é um dos meus favoritos também e pelo que andei vasculhando na web é fácil de fazer (vide tutorial acima). Você primeiro separa uma bela mecha do cabelo e faz a trança que preferir. Essa madeixa dará o tapa no rabo de cavalo.

 

A dica é usar um elástico discreto (transparente como grande parte dos tutoriais mostra), pois o objetivo da trança é ser a “xuxinha” que sustenta o penteado. O cabelo cobrirá o que você usou para sustentar o rabo de cavalo.

 

Trança escama de peixe + Coroa (foto maior)

 

O mesmo caminho da Milkmaid, mas no estilo escama de peixe.

 

Trança “cascata”

 

É um visual extremamente romântico. É um misto de trança parcial que se entrelaça com uma mecha de cada vez, como uma meia coroa. Parece até que você costura a trança na cabeça. Isso dá a impressão de cascata, ainda mais se você tiver cabelo ondulado.

 

 

Penteados que podem exigir mais mãos

 

Trança moicana • Trança escama de peixe + coque • Coque trançado

 

Eu não conseguiria fazer isso sozinha. Talvez, os de coque, mas seria de grande ajuda um par de mãos extras. Esses penteados dão um ar rock and roll para quem os usa.

 

Jennifer arrasou com o moicano trançado no MET Gala de 2013, cujo tema foi punk. É muito legal ver como um penteado influencia na maquiagem, e a atriz foi muito sábia nesse quesito ao optar por olhos bem marcados e a boca clean.

 

A trança moicana é muito detalhada e acredito que um profissional precisará ser procurado –ou alguém que manje dos paranauê. Sem contar que a ideia é fazer a trança até formar um moicano. Achei simplesmente sensacional o da Jennifer.

 

No caso das tranças com coque, o caminho parece o mesmo do rabo de cavalo. Na 2ª foto, Jennifer fez tranças parciais de baixo para cima e arrematou com o coque (tutorial da trança “invisível”). Na 3ª foto, é bem nítido que ela fez uma trança escama de peixe e fez o coque no estilo donut com ela.

 

Outras armas para manter o trançado: use elásticos transparentes, grampos e algum fixador caso queira que o penteado dure bastante.

 

E, sim, os tutoriais parecem bem fáceis, mas você pode se perder e ficar com raiva. Lembrem-se que a prática leva a perfeição… Ou quase!

 

Vídeos hospedados no YouTube e podem sair do ar a qualquer momento

Stefs
Postado por:       

       
Aproveite para ler também
Escreva seu comentário antes de ir <3